A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro do medicamento Inluriyo® (tosilato de inlunestranto), uma nova opção terapêutica para o tratamento de pacientes adultas com câncer de mama localmente avançado ou metastático que já passaram por terapia endócrina.
A autorização foi publicada nesta semana e contempla o uso do medicamento em casos específicos da doença, quando o tumor não pode ser removido por cirurgia ou já se espalhou para outras partes do corpo. O tratamento é indicado para pacientes com câncer de mama positivo para receptor de estrogênio (ER+), negativo para o receptor 2 do fator de crescimento epidérmico humano (HER2-) e que apresentam mutação no gene ESR1.
Segundo a Anvisa, o medicamento foi desenvolvido pela empresa Eli Lilly do Brasil e será administrado por via oral, em monoterapia, sem necessidade de associação com outros medicamentos para a indicação aprovada.
A aprovação amplia as alternativas de tratamento para pacientes com esse perfil específico de tumor, especialmente em situações em que a doença apresentou progressão após terapias hormonais anteriores.
O câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente entre as mulheres brasileiras. Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontam que foram estimados 73.610 novos casos da doença no Brasil para o período entre 2023 e 2025, representando cerca de 30,1% de todos os diagnósticos de câncer na população feminina.
Especialistas destacam que o avanço das terapias direcionadas e personalizadas tem ampliado as possibilidades de tratamento para pacientes com características genéticas específicas, contribuindo para estratégias mais individualizadas no combate à doença.




