A Prefeitura de Arroio do Sal promove, na próxima quinta-feira, a VII Conferência Municipal de Saúde, iniciativa que reunirá representantes do poder público, profissionais da área e moradores para debater diretrizes e propostas voltadas ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no município. O encontro será realizado das 13h às 18h, na Câmara de Vereadores, no bairro Quatro Lagos.
Com o tema “Brasil com S: Saúde, SUS e Soberania”, a conferência tem como objetivo ampliar a participação social na formulação de políticas públicas de saúde, promovendo a avaliação dos serviços existentes e a construção coletiva de propostas para o aprimoramento do atendimento à população.
A programação inclui credenciamento dos participantes, abertura oficial, aprovação do regimento interno, apresentação das ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde e palestra com o conferencista Luís Genaro Figoli. Em seguida, os participantes serão divididos em grupos de trabalho para elaboração das propostas que irão compor o relatório final do evento.
Ao término das atividades, também será realizada a eleição dos delegados que representarão Arroio do Sal nas próximas etapas do processo conferencial em nível estadual e nacional. As propostas aprovadas seguirão para discussão nas fases seguintes, conforme o modelo previsto na legislação que rege a participação social no SUS.
A conferência é considerada um dos principais instrumentos de controle social na área da saúde, permitindo que a comunidade avalie demandas locais e contribua diretamente na construção de políticas públicas voltadas à melhoria dos serviços prestados no município.




