Tramandaí foi sede, no último sábado (11), do 1° Encontro de Mulheres Negras, Quilombolas e Indígenas do Litoral. Durante o evento, o prefeito Juarezinho Marques anunciou, com exclusividade à Rede Litoral, a proposta de transformação da Secretaria Municipal da Mulher na Secretaria da Mulher, Direitos Humanos e Igualdade Racial, já enviada à Câmara de Vereadores e atualmente aguardando discussão. A iniciativa visa ampliar o escopo de atuação da pasta, fortalecendo políticas públicas voltadas à igualdade, inclusão e proteção de direitos.
O evento, promovido pela CUFA Tramandaí, Empoderadas Cosméticos e Canal Falas Negras, reuniu mulheres negras, quilombolas e indígenas do Litoral Norte do Rio Grande do Sul, oferecendo rodas de conversa, troca de experiências e debates sobre preservação da ancestralidade e promoção da justiça social.
Os prefeitos Luciano Alves (Maquiné) e Osvaldo Mattos (Terra de Areia) também participaram e destacaram a importância de políticas públicas que garantam representatividade e participação cidadã.
As organizadoras, Tais Feliz, Vicky Santos e Janaína Oliveira, reforçaram a relevância de políticas públicas participativas, com espaço para debate e escuta ativa das comunidades.
O encontro, aberto à comunidade, valorizou a atuação de mulheres em áreas como empreendedorismo, jornalismo, fotografia e saúde, e consolidou-se como um momento de fortalecimento coletivo e união em torno de causas de igualdade e direitos sociais.




