O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta terça-feira (2) que forças americanas atacaram e destruíram uma embarcação no Caribe que, segundo o governo norte-americano, transportava uma grande quantidade de drogas da Venezuela.
O anúncio ocorre em meio à escalada de tensões entre Washington e Caracas. Em pronunciamento na Casa Branca, Trump afirmou que o alvo foi “eliminado” após disparos contra o navio.
Em publicação na rede social X, o secretário de Estado, Marco Rubio, reforçou que se tratava de uma embarcação operada por uma organização classificada pelos EUA como narcoterrorista e que havia partido da Venezuela.
As relações diplomáticas entre Estados Unidos e Venezuela estão rompidas desde 2019. O governo Trump acusa o presidente Nicolás Maduro de chefiar um cartel de drogas e intensificou operações militares no sul do Caribe, classificadas como ações antidrogas.
Em resposta, Maduro declarou estado de alerta máximo e disse que o país está preparado para reagir a possíveis ameaças militares norte-americanas.




