O Rio Grande do Sul se destacou no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, com o maior número de escolas estaduais entre as 50 melhores notas do país em instituições de acesso universal — aquelas sem processo seletivo. Entre as 12 escolas gaúchas presentes na lista, está a Escola Estadual Ildefonso Simões Lopes, de Osório, representando o Litoral Norte no ranking de excelência.
O destaque estadual ficou com a Escola Estadual Guilherme Exner, de Presidente Lucena, que obteve a maior nota média do país entre escolas públicas sem seleção, com 632,8 pontos. Considerando todas as escolas estaduais, incluindo as que realizam seleção, o Colégio Tiradentes de Ijuí liderou o ranking nacional.
Outras escolas gaúchas que figuram entre as melhores incluem Dante Grossi (Garibaldi), 25 de Maio (Imigrante), Antônio Stella (Ibiraiaras), 20 de Setembro (Caiçara), Costa e Silva (Áurea), 10 de Setembro (Dois Irmãos), Fernando Ferrari (Campo Bom), São Pio X (Farroupilha), Dionísio Lothario Chassot (Tapera) e João XXIII (Campina das Missões).
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 70.429 estudantes concluintes do Ensino Médio em escolas públicas gaúchas participaram do Enem 2024, equivalente a 89% do total de formandos — quase três vezes mais que os 26 mil inscritos em 2023. Apesar do aumento de participantes, a Rede Estadual do RS manteve a segunda maior média de desempenho entre estados do país.
O resultado reflete ações da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), que implementou a campanha “Vamo pra Cima”, levando caravanas a todas as 30 Coordenadorias Regionais de Educação, distribuindo materiais didáticos, promovendo aulões online e garantindo kits de alimentação e auxílio-transporte nos dias de prova.