A Prefeitura de Osório, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Territorial, realocou um dos ecopontos do município para ampliar o acesso da população ao serviço. O ponto de coleta, antes localizado no Cras, agora está instalado em frente ao Campus Litoral Norte da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), no bairro Sulbrasileiro.
O local recebe gratuitamente resíduos eletrônicos, como celulares, pilhas, cabos e equipamentos de informática, além de óleo de cozinha usado, que deve ser entregue em garrafas PET ou outros recipientes bem vedados.
A iniciativa integra o Programa Sustentare, criado pelo Governo do Estado em 2016 para promover a gestão sustentável de resíduos eletrônicos, incentivar o reaproveitamento de equipamentos, a inclusão digital e a preservação ambiental.
Além do novo ponto na Uergs, Osório conta com outros cinco ecopontos vinculados ao Programa Sustentare e ao Programa Jogue Limpo com Osório, distribuídos na Prefeitura Municipal, Vila Olímpica, Subprefeitura de Atlântida Sul, Escola Estadual Ildefonso Simões Lopes e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Territorial.
Clique e confira os demais pontos de coleta.
- Prefeitura Municipal – Avenida Jorge Dariva, 1251 – Centro;
- Vila Olímpica – Avenida Marcílio Dias, 850 – Medianeira;
- Subprefeitura de Atlântida Sul – Avenida Paraguassu, esquina com Avenida Leme, 832;
- Escola Estadual Ildefonso Simões Lopes (Rural) – Rua Profa. Ieda Bergamaschi Teixeira, 450 – Encosta da Serra;
- Secretaria de Meio Ambiente e Gestão Territorial – esquina lateral da Rodovia BR101 com Rua Minas Gerais, Km 87 – Encosta da Serra.
O descarte de lâmpadas, no entanto, deve ser feito exclusivamente na Secretaria de Meio Ambiente e Gestão Territorial ou em estabelecimentos comerciais habilitados, por meio do convênio com a Organização Reciclus. O serviço é gratuito e disponível nos horários de funcionamento de cada ponto de coleta.