Capão da Canoa deu mais um passo rumo à modernização dos serviços públicos ao firmar, nesta sexta-feira (30), uma parceria com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) para estruturar uma Parceria Público-Privada (PPP) voltada à iluminação pública do município. A iniciativa prevê a substituição de aproximadamente 12 mil luminárias por tecnologia LED e busca maior eficiência energética, redução de custos e ampliação da segurança urbana.
A assinatura do termo de colaboração ocorreu durante evento promovido pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS), que reuniu lideranças políticas, empresariais e representantes de municípios do Litoral Norte. Com o apoio técnico do BRDE, o projeto será desenvolvido com foco na sustentabilidade e na modernização da gestão dos sistemas de iluminação.
Capão da Canoa é o segundo município do Litoral Norte gaúcho a firmar cooperação com o BRDE nesse modelo. O banco já atua na modelagem de concessão em Tramandaí e concluiu recentemente os processos licitatórios das PPPs de Santa Maria e Sapiranga, que somam investimentos de R$ 346 milhões. Além disso, estão em curso tratativas para expansão do modelo para Xangri-lá.
O modelo de PPP promovido pelo banco inclui diagnóstico completo da infraestrutura atual, estudos de viabilidade técnica, econômica, financeira e jurídica, além de definição de indicadores de desempenho e mecanismos de remuneração para a concessionária. Um dos diferenciais dos novos contratos é a implementação da telegestão em 100% dos pontos de iluminação, o que permite monitoramento remoto e maior agilidade nas manutenções.
Durante o evento, também foram apresentadas pelo BRDE as linhas de financiamento voltadas tanto ao setor público quanto a empreendimentos privados. O Litoral Norte do Estado é atualmente o segundo maior polo de investimentos da construção civil no Rio Grande do Sul, o que reforça o potencial da região para receber iniciativas que integram inovação e desenvolvimento urbano.
Participaram do encontro representantes do governo estadual, da segurança pública, de entidades do setor da construção civil e prefeitos de diversas cidades do Litoral Norte, evidenciando o interesse regional em avançar com projetos que unam sustentabilidade, segurança e eficiência nos serviços públicos.





