O Governo do Rio Grande do Sul formalizou ao governo federal a disponibilidade de um efetivo especializado para integrar a missão humanitária destinada ao atendimento das vítimas dos terremotos que atingiram a Venezuela. A manifestação foi encaminhada neste sábado (27) ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional e aguarda definição da União para eventual mobilização.
O Estado colocou à disposição um contingente de 77 profissionais com experiência em operações de resposta a desastres e emergências. A equipe é composta por 16 integrantes da Defesa Civil Estadual, 20 bombeiros militares, 30 policiais militares, cinco policiais civis, quatro peritos do Instituto-Geral de Perícias (IGP) e dois servidores da Secretaria Estadual da Saúde.
Segundo o governo gaúcho, os profissionais possuem capacitação em áreas como busca e salvamento, logística, atendimento humanitário, perícia e coordenação de operações, permanecendo em condição de pronta mobilização, conforme a necessidade e a coordenação estabelecida pelo governo federal.
A disponibilidade do efetivo havia sido anunciada pelo governador Eduardo Leite na quinta-feira (25), poucas horas após os terremotos, quando manifestou solidariedade à população venezuelana e aos imigrantes do país residentes no Rio Grande do Sul. Na ocasião, o governador informou que a Defesa Civil estadual iniciaria os contatos com a Defesa Civil Nacional para oferecer apoio técnico e operacional.
Em ofício encaminhado à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, a coordenação estadual também reafirmou a disposição do Rio Grande do Sul em colaborar com ações de cooperação internacional em situações de desastre, destacando a experiência acumulada pelo Estado em operações de resposta a emergências.
A participação da equipe gaúcha dependerá da autorização e da coordenação do governo federal, conforme os protocolos de cooperação internacional e as necessidades operacionais definidas para a missão de assistência humanitária na Venezuela.




