Arroio do Sal realiza Conferência Municipal de Saúde e elege delegados para etapa estadual

Foto: Divulgação/Ascom PMAS

Arroio do Sal promoveu, nesta quinta-feira (25), a VII Conferência Municipal de Saúde, reunindo mais de 100 participantes entre representantes do poder público, profissionais da saúde e integrantes da sociedade civil para discutir propostas voltadas ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). O encontro, realizado na Câmara de Vereadores, também definiu os delegados que representarão o município na próxima etapa estadual da conferência.

Com o tema “Brasil com S: Saúde, SUS e Soberania”, o evento foi organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde. A programação contou com palestra da conferencista Maria Shirley Pinto de Faria, apresentação do Coral Vozes Iluminadas, grupos de trabalho e elaboração de propostas para o aperfeiçoamento das políticas públicas de saúde.

Entre os principais assuntos debatidos estiveram os impactos das mudanças climáticas sobre a saúde pública, o financiamento do SUS e o fortalecimento da rede municipal de atendimento. Durante o encontro, também foram discutidos os desafios enfrentados pelos municípios diante do crescimento da demanda por consultas, exames e serviços especializados, além da necessidade de atualização da tabela de repasses do Sistema Único de Saúde.

As propostas aprovadas pelos participantes serão encaminhadas à Conferência Estadual de Saúde, prevista para o próximo ano, integrando o processo nacional de construção das diretrizes para a política pública de saúde.

Ao final da conferência, foram eleitos os delegados que representarão Arroio do Sal na etapa estadual. Como titulares, foram escolhidos Enedir Brulinger Barboza e Arlete Mainarde, pelo segmento dos usuários; Iara Farias, pelos profissionais da saúde; e Robert Brocca e Ísis Machado do Couto, representando a gestão e os prestadores de serviços. Como suplentes, foram eleitos Camila Machado e Janete Jardim de Vargas, entre os usuários, e Cristiane Tavares Zeppenfeld, pelos profissionais da saúde.

A Conferência Municipal de Saúde integra o calendário nacional de participação social do SUS e tem como objetivo reunir contribuições da comunidade para subsidiar a formulação e o aperfeiçoamento das políticas públicas de saúde nas esferas municipal, estadual e federal.

Redação TV Litoral

Redação TV Litoral

A Rede Litoral de Comunicação é um grupo de mídia multiplataforma do Litoral Norte do RS. Com atuação em TV, rádio, portal e redes sociais, levamos informação, conteúdo e entretenimento à comunidade, fortalecendo a comunicação local e impulsionando o desenvolvimento regional.Acompanhe através de @redelitoralrs.

Compartilhe :

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *