O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta quinta-feira (25) a senadora Teresa Leitão (PT-PE) como nova líder do governo no Senado. A mudança ocorre após a saída do senador Jaques Wagner (PT-BA) da função de articulador do Executivo na Casa.
Segundo publicação do presidente nas redes sociais, a nova liderança terá a responsabilidade de conduzir a articulação política do governo e viabilizar a tramitação de projetos considerados prioritários, entre eles propostas relacionadas ao fim da escala 6 por 1 e a PEC da Segurança Pública.
A substituição acontece em meio ao afastamento de Jaques Wagner da função, decisão tomada após repercussões envolvendo investigações da Polícia Federal no âmbito da Operação Compliance Zero, que apura possíveis irregularidades relacionadas ao Banco Master.
De acordo com as informações da investigação, há suspeitas envolvendo relações do senador com empresários ligados à instituição financeira, incluindo movimentações patrimoniais e financeiras que estão sob análise. Durante diligências, a Polícia Federal apreendeu valores em moeda estrangeira e outros itens na residência do parlamentar, que passaram a integrar o inquérito.
Jaques Wagner nega irregularidades e afirma que não houve atuação indevida em favor de interesses privados no Congresso. A defesa sustenta que os recursos têm origem legal e foram declarados, além de afirmar que eventuais transações investigadas não possuem relação com práticas ilícitas.




