Subiu para 25 o número de municípios do Rio Grande do Sul com registro de estragos após o temporal que atingiu o Estado na quinta-feira (19). O balanço foi divulgado pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul na manhã desta sexta-feira (20).
O município mais afetado é Palmeira das Missões, no Noroeste gaúcho, onde mais de 500 residências sofreram danos. A prefeitura ainda realiza levantamento para contabilizar o número de desalojados e desabrigados. Ventos superiores a 100 km/h foram registrados na cidade, segundo a Defesa Civil.
No Norte do Estado, há sete desabrigados em Erechim e 12 desalojados em Sertão. Também foram registrados destelhamentos em municípios como Carazinho, Cristal do Sul, Cruz Alta e Saldanha Marinho.
De acordo com a concessionária Rio Grande Energia (RGE), cerca de 21 mil clientes permaneciam sem energia elétrica até o fim da manhã desta sexta-feira. O fornecimento já foi restabelecido para 66 mil pontos, e equipes seguem mobilizadas para normalizar o serviço.
Entre os principais danos registrados estão destelhamentos de residências, queda de árvores e postes, obstrução de vias e interrupções no fornecimento de energia. Também houve danos em prédios públicos, escolas, unidades de saúde, galpões e estabelecimentos comerciais em diferentes municípios.
A Defesa Civil segue monitorando a situação e orienta a população das áreas afetadas a acionar os órgãos locais em caso de risco estrutural ou necessidade de apoio.




