Servidores municipais entram em greve e apresentam pauta de reivindicações

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Servidores municipais de Capão da Canoa iniciaram um movimento de paralisação que atinge diferentes setores da administração pública. Desde quarta-feira (18), secretários de escola estão em greve. A partir desta sexta-feira (20), os demais servidores declararam estado de greve, sugerindo ampliação do movimento.

De acordo com o Sindicato dos Municipários de Capão da Canoa (SIMCCX), o movimento é motivado por reivindicações relacionadas à valorização profissional, melhoria das condições de trabalho e cumprimento de direitos da categoria.

Entre os principais pontos da pauta está a realização de concurso público para ampliar o quadro de servidores efetivos e fortalecer o Instituto de Previdência Municipal. A categoria também solicita a aplicação da chamada “Lei do Descongela”, que trata da retomada de anuênios e licenças já adquiridos.

Outras demandas incluem a regulamentação do banco de horas e do registro de ponto, pagamento de vale-alimentação durante o período de férias com reajuste anual automático, revisão dos valores de diárias conforme a inflação e atualização dos níveis profissionais com foco em qualificação e reconhecimento salarial.

Os servidores também cobram melhorias nas condições de trabalho, como fornecimento adequado de equipamentos de proteção individual (EPIs), além de medidas contra eventuais coações e perseguições no ambiente funcional. Antecedendo a abertura do ano letivo, na tarde de ontem (19), servidores realizaram protesto pacífico em frente ao Ginásio Municipal Otto Birlem.

O sindicato informou que busca diálogo com a administração municipal para discutir as propostas. Até o momento, a Prefeitura não se manifestou oficialmente.

Redação TV Litoral

Redação TV Litoral

A Rede Litoral de Comunicação é um grupo de mídia multiplataforma do Litoral Norte do RS. Com atuação em TV, rádio, portal e redes sociais, levamos informação, conteúdo e entretenimento à comunidade, fortalecendo a comunicação local e impulsionando o desenvolvimento regional.Acompanhe através de @redelitoralrs.

Compartilhe :

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *