O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, anunciou nesta quinta-feira (12) mudanças no comando da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul. Assumem o comando-geral das corporações o coronel Luigi Gustavo Soares Pereira, na BM, e o coronel Ricardo Mattei Santos, no CBMRS.
A troca ocorre porque os atuais comandantes, coronel Cláudio dos Santos Feoli (BM) e coronel Julimar Fortes (CBMRS), passam para a reserva após completarem 35 anos de serviço ativo.
Com a mudança, o coronel Álvaro Martinelli assume a Chefia do Estado-Maior da Brigada Militar. O subcomando-geral da BM será exercido pelo coronel Jorge Dirceu Abreu Silva Filho, em substituição ao coronel Douglas Soares, que também vai para a reserva.
No Corpo de Bombeiros, o coronel Alexandre Sorio Nunes assume como subcomandante-geral. Mattei, que ocupava o subcomando, passa agora ao posto máximo da corporação.
O anúncio foi realizado no Palácio Piratini, antes da reunião mensal de avaliação dos indicadores da Gestão de Estatística em Segurança (Geseg), vinculada ao programa RS Seguro. A transição ocorre em um cenário de redução dos índices criminais no Estado e de ampliação de investimentos na área da segurança pública.
O novo comandante da Brigada Militar ingressou na corporação em 1993 e já atuou na Força Nacional de Segurança Pública, além de ter chefiado a Agência Central de Inteligência da BM e o Estado-Maior. No Corpo de Bombeiros, Mattei tem trajetória nas áreas de salvamento, defesa civil e aviação, além de ter comandado batalhões e o Comando Regional Metropolitano.
As nomeações dão continuidade à reestruturação das forças de segurança estaduais, em meio às metas de monitoramento e gestão por indicadores adotadas pelo governo.




