Uma operação da Força-Tarefa do Programa Segurança dos Alimentos resultou na apreensão de cerca de 350 quilos de produtos impróprios para consumo nesta terça-feira (10), em Torres, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. A ação vistoriou seis estabelecimentos comerciais, sendo cinco mercados e uma panificadora.
Durante a fiscalização, foram identificadas irregularidades como produtos vencidos, armazenamento fora da temperatura adequada e fracionamento incorreto de itens. Entre os materiais apreendidos estavam carnes, embutidos, produtos de padaria, como salgados, além de fraldas descartáveis.
Apesar das apreensões, a equipe responsável pela operação apontou redução tanto no número quanto na gravidade das irregularidades em comparação com fiscalizações realizadas em anos anteriores. Segundo os agentes, o cenário indica avanço nas práticas adotadas pelos empresários do setor no município, com melhorias progressivas nas condições de armazenamento e comercialização de alimentos.
A operação contou com a participação de promotores de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Sul, integrantes do GAECO, além de representantes da Vigilância Sanitária Municipal de Torres, da Secretaria Estadual da Saúde, da Secretaria Estadual da Agricultura, da Patrulha Ambiental da Brigada Militar e da Delegacia do Consumidor.
As ações fazem parte do Programa Segurança dos Alimentos, que tem como objetivo proteger a saúde da população por meio do combate à comercialização de produtos fora dos padrões sanitários e legais.




