A Polícia Civil prendeu 14 pessoas na manhã desta quarta-feira (4) durante a Operação Encontro Desmarcado, que teve como objetivo desarticular um grupo criminoso responsável pela prática reiterada de extorsões no Rio Grande do Sul. A ação cumpriu 33 ordens judiciais, incluindo mandados de prisão preventiva, buscas e apreensões e bloqueio de valores em contas bancárias.
No Litoral Norte, foram realizadas diligências nos municípios de Osório, Tramandaí, Cidreira, Terra de Areia, Capão da Canoa e Xangri-Lá. Também houve cumprimento de mandados na Região Metropolitana, em Gravataí, São Leopoldo e Sapucaia do Sul.
Ao todo, foram cumpridos 14 mandados de prisão preventiva e 19 de busca e apreensão. Durante a operação, que mobilizou cerca de 90 policiais civis, foram apreendidos diversos aparelhos celulares e um roteador, inclusive na Penitenciária de Osório.
A investigação apura um esquema de extorsão baseado em falsos agendamentos com garotas de programa. Após o suposto encontro não ocorrer, as vítimas passavam a receber ligações com exigências financeiras, que evoluíam para ameaças graves, incluindo incêndio de residências e homicídio.
Em um dos casos, a vítima teve prejuízo aproximado de R$ 3,5 mil. As apurações também identificaram golpe semelhante aplicado na Região Metropolitana, com prejuízo estimado em cerca de R$ 50 mil, utilizando o mesmo número telefônico.
Segundo a Polícia Civil, parte dos investigados possui antecedentes por crimes graves, o que reforçou o pedido de medidas cautelares. A operação busca interromper a atuação do grupo e responsabilizar os envolvidos por crimes praticados mediante grave ameaça.




