Eleições de 2026 fazem quase 25% dos gaúchos repensarem compra de imóveis

Foto: Banco de Imagens

O calendário eleitoral de 2026 já começa a influenciar o mercado imobiliário no Rio Grande do Sul. Uma pesquisa encomendada pela Loft e realizada pela Offerwise aponta que 23% dos gaúchos pretendem antecipar ou adiar a compra de um imóvel nos próximos 12 meses em função do cenário político.

No Estado, 13% dos entrevistados afirmam que devem adiar a decisão de compra, enquanto 10% planejam antecipar. A maioria, porém, não pretende alterar os planos: 61% informaram que manterão o cronograma original para aquisição de imóveis.

Em relação ao prazo, 32% dos gaúchos dizem que pretendem concluir a compra no primeiro semestre de 2026. Outros 52% ainda não definiram quando devem tomar essa decisão, indicando um ambiente de incerteza moderada no mercado estadual.

No segmento de locação, o impacto das eleições aparece de forma mais limitada. Segundo o levantamento, 17% dos entrevistados no Rio Grande do Sul pretendem antecipar a decisão de alugar, enquanto 83% afirmam que manterão seus planos. Entre os que seguem com a locação, 83% pretendem fechar contrato ainda no primeiro semestre de 2026, o que sinaliza um mercado aquecido e menos sensível ao contexto eleitoral.

A pesquisa foi realizada entre 16 de dezembro de 2025 e 6 de janeiro de 2026, com 2.400 entrevistados, em amostra representativa da população brasileira com 18 anos ou mais.

Cenário Nacional

No Brasil, o impacto das eleições é mais expressivo. Um em cada três brasileiros afirma que deve antecipar ou adiar a decisão de comprar ou alugar um imóvel por causa do cenário político. Na compra, 35% pretendem alterar o momento da decisão; na locação, o percentual é de 34%.

Entre os compradores, 55% dizem que manterão os planos, enquanto 18% pretendem antecipar e 17% adiar a aquisição. O adiamento é mais frequente entre pessoas com mais de 55 anos e moradores da Região Sul. Já a antecipação é mais comum entre jovens de 18 a 24 anos e entre entrevistados da classe A.

No mercado de locação, 56% dos brasileiros afirmam que vão manter seus planos, enquanto 19% pretendem antecipar e 15% devem adiar a decisão. Apesar da cautela, 51% dizem que pretendem fechar contrato de aluguel ainda no primeiro semestre de 2026.

Redação TV Litoral

Redação TV Litoral

A Rede Litoral de Comunicação é um grupo de mídia multiplataforma do Litoral Norte do RS. Com atuação em TV, rádio, portal e redes sociais, levamos informação, conteúdo e entretenimento à comunidade, fortalecendo a comunicação local e impulsionando o desenvolvimento regional.Acompanhe através de @redelitoralrs.

Compartilhe :

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *