As inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni) do primeiro semestre de 2026 começaram nesta segunda-feira (26) e seguem até quinta-feira (29). O procedimento é gratuito e deve ser realizado exclusivamente pela internet, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Para participar, é necessário ter concluído o ensino médio, ter feito o Enem 2024 e/ou 2025, alcançar média mínima de 450 pontos nas provas e não ter zerado a redação. Não podem se inscrever candidatos que participaram do Enem como treineiros. Para a classificação, será considerada a edição do exame em que o estudante obteve a melhor média.
No Rio Grande do Sul, o Ministério da Educação disponibilizou mais de 35 mil bolsas nesta edição do programa. Do total, 18.473 são bolsas integrais, que custeiam 100% da mensalidade, e 16.681 são bolsas parciais, com desconto de 50%. Porto Alegre concentra o maior número de oportunidades no Estado, com 5.414 bolsas.
Os cursos com maior oferta de vagas no RS são Administração, Ciências Contábeis e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. A consulta detalhada das bolsas por município e curso pode ser feita no site oficial do Prouni.
Para concorrer às bolsas integrais, a renda familiar bruta mensal por pessoa não pode ultrapassar um salário mínimo e meio. Já para as bolsas parciais, o limite é de até três salários mínimos por pessoa. Os candidatos também podem optar por vagas de ampla concorrência ou por aquelas destinadas às políticas afirmativas.
Em nível nacional, esta é a maior edição da história do Prouni, com mais de 594 mil bolsas ofertadas em instituições privadas de ensino superior. O resultado será divulgado em duas chamadas, previstas para 3 de fevereiro e 2 de março.




