ONU afirma que intervenção dos EUA na Venezuela violou direito internacional

Foto: Divulgação/AFP

A Organização das Nações Unidas (ONU) manifestou, nesta terça-feira (6), profunda preocupação com a intervenção militar dos Estados Unidos na Venezuela e afirmou que a ação violou princípios fundamentais do direito internacional. A declaração ocorre após a operação norte-americana que resultou na prisão do presidente venezuelano Nicolás Maduro e de sua esposa, Cilia Flores, no último sábado (3), em Caracas.

Segundo a ONU, nenhum Estado pode ameaçar ou utilizar a força contra a integridade territorial ou a independência política de outro país. O organismo internacional rejeitou os argumentos apresentados pelos Estados Unidos para justificar a operação, que contou com o apoio de bombardeios em áreas da capital venezuelana.

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos reconheceu que há um histórico de denúncias sobre violações de direitos humanos cometidas pelo governo venezuelano. No entanto, ressaltou que a responsabilização por essas violações não deve ocorrer por meio de uma intervenção militar unilateral, considerada incompatível com as normas do direito internacional.

A ONU também alertou para o risco de agravamento da crise no país caribenho. De acordo com o órgão, a Venezuela enfrenta há mais de uma década uma deterioração contínua da situação política, social e humanitária, e a atual instabilidade, somada à crescente militarização decorrente da intervenção externa, pode aprofundar ainda mais o cenário de crise.

O caso segue sendo debatido em instâncias internacionais, enquanto a situação interna da Venezuela permanece sob forte tensão política e institucional.

Redação TV Litoral

Redação TV Litoral

A Rede Litoral de Comunicação é um grupo de mídia multiplataforma do Litoral Norte do RS. Com atuação em TV, rádio, portal e redes sociais, levamos informação, conteúdo e entretenimento à comunidade, fortalecendo a comunicação local e impulsionando o desenvolvimento regional.Acompanhe através de @redelitoralrs.

Compartilhe :

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *