A Prefeitura de Osório, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, iniciou nesta segunda-feira (15) a vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) para gestantes a partir de 28 semanas de gestação. Com a chegada de uma nova remessa de vacinas, a imunização está sendo disponibilizada em todas as salas de vacina dos postos de saúde do município.
A vacinação foi inicialmente direcionada às gestantes com 35 semanas ou mais, mas agora, com a ampliação do fornecimento de doses, a vacinação é estendida para todas as mulheres grávidas a partir de 28 semanas, conforme as diretrizes estabelecidas. A vacina contra o VSR é administrada em dose única durante a gestação e pode ser tomada simultaneamente com outras vacinas do Calendário Nacional, como as de influenza e COVID-19.
A Secretaria Municipal de Saúde alerta que, caso a vacina seja aplicada antes da 28ª semana de gestação, ela será considerada inválida e deverá ser reagendada para o período adequado.
A vacinação tem como principal objetivo proteger os bebês, especialmente nos primeiros meses de vida, quando estão mais vulneráveis a infecções respiratórias graves, como bronquiolite e pneumonia, que podem ser causadas pelo VSR. Estudos demonstram que a imunização durante a gestação reduz significativamente as formas graves da doença e diminui a taxa de hospitalizações e complicações.
Com a implementação dessa estratégia, estima-se que cerca de 28 mil internações anuais de recém-nascidos possam ser prevenidas. A medida também integra um esforço mais amplo de proteção infantil, que inclui o uso de anticorpos monoclonais em prematuros e outras ações preventivas.
A Secretaria reforça a importância de que as gestantes se dirijam aos postos de saúde para garantir a vacinação, protegendo assim seus bebês e contribuindo para a redução da mortalidade infantil e das internações relacionadas ao VSR.




