A Prefeitura de Tramandaí oficializou a adesão ao convênio da Nota Fiscal de Serviço eletrônica (NFS-e Nacional), iniciativa que unifica e padroniza a emissão de notas fiscais de serviço em todo o país. A medida representa um passo importante para modernizar processos, reduzir custos e garantir mais praticidade e segurança tanto para contribuintes quanto para o município.
Atualmente, Tramandaí está na fase de parametrização do sistema — etapa em que as informações municipais são repassadas à Receita Federal para integração plena à plataforma nacional. Após essa fase, serão realizados testes, seguidos pela definição do cronograma de migração do emissor municipal para o emissor nacional. Na sequência, a Prefeitura fará a divulgação oficial com orientações aos contribuintes sobre o novo procedimento.
Com a NFS-e Nacional, toda a geração, validação e armazenamento das notas passam a ser feitos em ambiente digital da Receita Federal, reduzindo riscos de inconsistências e eliminando a necessidade de documentos em papel. O sistema também melhora a qualidade das informações, reduz burocracias e contribui para maior competitividade das empresas ao simplificar obrigações acessórias.
A adoção do novo padrão segue o movimento nacional de modernização tributária e deverá ser obrigatória em todo o país a partir de 1º de janeiro de 2026.




