Teve início nesta quinta-feira (13) a demolição dos dois prédios centenários atingidos por um incêndio no Centro Histórico de Porto Alegre. De acordo com a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi), os imóveis foram considerados irrecuperáveis após a conclusão de laudos técnicos. O trabalho de demolição deve se estender por cerca de 20 dias.
Os relatórios, elaborados tanto pelos proprietários quanto pela própria secretaria, apontaram que o fogo — que chegou a ultrapassar 600 °C — comprometeu seriamente a estrutura dos edifícios, deformando vigas e tornando as fachadas instáveis. Segundo a Smoi, apesar do valor arquitetônico, os prédios não possuem tombamento nem registro de preservação histórica.
Após a retirada das fachadas, a área será isolada com tapumes para a demolição completa da parte interna. A previsão é de que o trânsito nas imediações seja liberado nesta sexta-feira (14), a partir do meio-dia.
O incêndio
O incêndio ocorreu na tarde de quarta-feira, 5 de novembro, em uma loja instalada em um prédio construído em 1884, no Centro Histórico. As chamas se alastraram rapidamente, atingindo outro edifício vizinho de valor histórico.
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS), quatro pessoas inalaram fumaça e foram encaminhadas para atendimento hospitalar. Não houve registro de feridos por queimaduras.




