Uso da internet por adolescentes nas escolas cai após restrição de celulares

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O acesso à internet entre estudantes de 9 a 17 anos nas escolas brasileiras caiu de 51% em 2024 para 37% em 2025, segundo o levantamento TIC Kids Online Brasil 2025, divulgado nesta quarta-feira (22) pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

De acordo com a coordenadora da pesquisa, Luísa Adib, uma das principais causas é a lei que restringe o uso de celulares em colégios, aprovada no início deste ano. “Podemos observar uma relação entre a restrição e a queda no acesso à internet dentro das escolas”, destacou.

Apesar da redução no ambiente escolar, o estudo mostra que 92% das crianças e adolescentes brasileiros seguem conectados, número estável em relação aos anos anteriores. A maioria acessa a internet de casa (84%), principalmente pelo celular (96%).

O levantamento também indica mudanças nos hábitos online: houve diminuição do uso de redes sociais entre os mais jovens e aumento dos que nunca acessaram a internet, passando de 492 mil para 710 mil neste ano.

Entre as atividades mais comuns estão as pesquisas escolares (81%), o consumo de vídeos e notícias (48%) e o acesso a conteúdos de influenciadores digitais (46%).

A pesquisa ouviu 2.370 crianças e adolescentes e o mesmo número de responsáveis entre março e setembro de 2025.

Redação TV Litoral

Redação TV Litoral

A Rede Litoral de Comunicação é um grupo de mídia multiplataforma do Litoral Norte do RS. Com atuação em TV, rádio, portal e redes sociais, levamos informação, conteúdo e entretenimento à comunidade, fortalecendo a comunicação local e impulsionando o desenvolvimento regional.Acompanhe através de @redelitoralrs.

Compartilhe :

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *