A Polícia Federal prendeu nesta segunda-feira (20) em Osório, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, um homem suspeito de participação no assalto ao avião-pagador do Aeroporto de Caxias do Sul, ocorrido em junho de 2024. O crime é considerado um dos maiores roubos registrados no Estado, com mais de R$ 14 milhões subtraídos.
O preso, Luiz Fernando Ciareli dos Santos, de 37 anos, é investigado por integrar uma quadrilha especializada em assaltos a cargas e bancos em diferentes estados do país, incluindo São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina. Ele possuía mandados de prisão ativos e utilizava identidade falsa para dificultar sua localização.
O assalto em Caxias do Sul envolveu nove criminosos que se aproximaram do aeroporto em três caminhonetes, duas delas caracterizadas com emblemas falsos da Polícia Federal para enganar funcionários. Durante a ação, reféns foram feitos e o dinheiro retirado da aeronave King Air C90 Gti. No confronto com a Brigada Militar, um dos assaltantes e o 2º sargento Fabiano Oliveira, de 47 anos, foram mortos.
A investigação da Polícia Federal já identificou quase 40 envolvidos no esquema, com 39 indiciados em duas fases de operação. Entre os crimes atribuídos ao grupo estão latrocínio, falsificação de documentos e emblemas, explosão, adulteração veicular, usurpação de função pública, posse de arma de uso restrito, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
Com a prisão em Osório, a Polícia Federal reforça as ações de combate ao crime organizado e a cooperação entre unidades em diferentes estados para responsabilizar os envolvidos em roubos de grande porte. Ciareli foi encaminhado à custódia da PF, onde ficará à disposição da Justiça.




