Apesar de liderar todos os cenários de primeiro e segundo turno nas eleições presidenciais de 2026, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enfrenta resistência quanto à possibilidade de disputar um novo mandato. Segundo levantamento da Quaest, divulgado nesta quinta-feira (9), 56% dos entrevistados são contrários à reeleição de Lula, enquanto 42% se dizem favoráveis.
A pesquisa, encomendada pela Genial Investimentos, ouviu 2.004 pessoas entre os dias 2 e 5 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
Mesmo com a maioria contrária à reeleição, o presidente aparece na liderança em todos os cenários testados de primeiro e segundo turno. Em disputas diretas, Lula mantém vantagem sobre adversários como Jair Bolsonaro (PL), Tarcísio de Freitas (Republicanos), Michelle Bolsonaro (PL) e o governador gaúcho Eduardo Leite (PSD).
No cenário mais acirrado, Lula tem 46% das intenções de voto contra 36% de Bolsonaro. Em outras simulações, a diferença chega a mais de 20 pontos percentuais — como na disputa contra Leite, em que o petista marca 45% e o governador, 22%.
Os resultados indicam estabilidade na liderança de Lula, mas também um desgaste político em relação à permanência no cargo, refletindo um cenário de divisão no eleitorado brasileiro a menos de um ano do início oficial do processo eleitoral.