O tricampeão mundial de Fórmula 1, Nelson Piquet, de 73 anos, mudou-se para o município de Mampituba, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Conhecido como um dos maiores nomes do automobilismo, o ex-piloto adotou uma rotina reservada e distante dos holofotes na cidade de pouco mais de 3,2 mil habitantes, situada na divisa com Santa Catarina.
Mampituba tem 157 km² de território e integra a região do Vale dos Cânions, cercada por rios, cachoeiras e trilhas que atraem visitantes em busca de contato com a natureza. Emancipado em 1995, o município tem forte vocação agrícola, com destaque para as produções de banana, arroz, fumo, gado e hortifrutigranjeiros. Nos últimos anos, o turismo também vem ganhando espaço, impulsionado pelas belezas naturais e pelo potencial de esportes de aventura.
A presença de Piquet na região está ligada a motivações familiares. Sua atual esposa, Cristia Estéfani Callegari Piquet, é natural de Mampituba e já foi miss do município. Com frequência, moradores relatam ter visto o ex-piloto circulando por Torres, cidade vizinha que oferece maior estrutura urbana e acesso aéreo.
Além da localização estratégica, a rotina pacata e o ambiente de interior pesaram na escolha do ex-piloto, que mantém estilo de vida discreto. O município fica a 25 quilômetros de Torres, 210 de Porto Alegre e 90 de Criciúma, em Santa Catarina.
Carreira consagrada
Nascido no Rio de Janeiro em 1952 e criado em Brasília, Nelson Piquet se consolidou como um dos grandes nomes da Fórmula 1. Conquistou três títulos mundiais (1981, 1983 e 1987) e competiu por equipes de destaque, como Brabham e Williams. Após se aposentar em 1991, manteve-se ativo como empresário, com negócios no setor automotivo.
*Com informações de GZH