O Rio Grande do Sul vai ganhar 37 novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), cinco Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e uma policlínica, em uma iniciativa do Programa Agora Tem Especialistas. O anúncio foi feito pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira (30) e integra o Novo PAC Seleções 2025, que prevê investimentos de R$ 2,5 bilhões em obras de saúde em todo o país.
No Litoral Norte, municípios como Osório e Imbé estão entre os contemplados, recebendo, respectivamente, uma UBS e um CAPS. O objetivo é ampliar a oferta de serviços de saúde, aumentar a capacidade de atendimento do SUS e reduzir o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias, especialmente em áreas com maior demanda por serviços básicos e especializados.
Ao todo, o investimento vai criar 768 novas UBSs, 100 CAPS e 31 policlínicas em todo o país. As unidades de Atenção Primária têm como meta fortalecer a base do sistema público de saúde, contribuindo para diminuir a sobrecarga nas especialidades médicas e agilizar o atendimento à população.
Embora o Ministério ainda não tenha informado as datas de início e conclusão das obras, a expectativa é que a expansão da infraestrutura e dos serviços tenha impacto direto na qualidade do atendimento à população, incluindo o Litoral Norte, região em crescimento populacional e com aumento da demanda por serviços públicos de saúde.O Novo PAC Saúde combina recursos públicos e a mobilização da estrutura privada de saúde, ampliando a capacidade de atendimento e reforçando a rede de assistência em todo o estado.