Um empresário proprietário de dois supermercados em Três Cachoeiras foi preso em flagrante pela Polícia Civil por furto de energia elétrica nos estabelecimentos. A investigação identificou que o comerciante utilizava um controle remoto para desligar e ligar os medidores, reduzindo de forma ilegal o consumo registrado.
A fraude foi descoberta pelo setor de Recuperação de Energia da CEEE Equatorial. Durante a fiscalização, os medidores inicialmente não registravam consumo, mas voltaram a funcionar normalmente quando os funcionários perceberam a presença da equipe. Uma vistoria detalhada confirmou sinais de violação nos equipamentos.
A ação contou com o acompanhamento de policiais da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra o Patrimônio das Concessionárias e dos Serviços Delegados (DRCP), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), na última terça-feira (23). Com a comprovação da fraude, o empresário foi autuado por estelionato. Ele já havia sido preso em novembro de 2024 pelo mesmo tipo de crime.
Segundo a CEEE Grupo Equatorial, o combate ao furto de energia é essencial para manter a qualidade do fornecimento e evitar que os custos decorrentes de desvios sejam repassados aos consumidores regulares. No primeiro semestre de 2025, 101 operações de fiscalização resultaram na prisão de 88 pessoas por irregularidades no Rio Grande do Sul.
A empresa reforça que suspeitas de desvio de energia podem ser denunciadas pelo telefone 0800 721 2333.