O Campus Litoral Norte da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) recebeu, na última semana, pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) para dar início às tratativas de cooperação entre as duas instituições. O objetivo é viabilizar pesquisas sobre descargas atmosféricas, fenômeno que apresenta alta incidência no Rio Grande do Sul.
O estado está entre os que mais registram raios no Brasil, e as características da região litorânea oferecem um cenário estratégico para estudos, especialmente sobre a interação dessas descargas com turbinas eólicas.
A equipe do INPE, liderada pelo professor Marcelo Magalhães Fares Saba, é responsável pelo maior banco de dados de raios do mundo e pioneira na utilização de câmeras de alta resolução e alta velocidade para o monitoramento do fenômeno.
A pesquisa será coordenada pelo professor Daniel da Silva Gazzana, do curso de Engenharia de Gestão de Energia da UFRGS. O estudo prevê a utilização de sensores de campo elétrico, sistemas de detecção e análise detalhada de dados para compreender os processos de interação entre descargas atmosféricas e parques eólicos.
A visita contou ainda com a participação da diretora Administrativa do campus, Tatiana Stürmer, do diretor da Divisão de Tecnologia da Informação, André Kunzler D’Arrigo, da analista de sistemas Bianca Matos de Barros e do subprefeito do campus, Fabiano Fogaça.
