A rua Marechal Floriano, no centro de Osório, foi palco do tradicional Desfile Cívico em comemoração ao Dia da Independência, realizado na tarde deste sábado (6). O evento, que integra a Semana da Pátria, reuniu mais de 60 entidades, incluindo escolas, órgãos de segurança e instituições locais, atraindo um grande público para acompanhar as apresentações.
O desfile foi aberto pela Polícia Rodoviária Federal, seguida por outros órgãos de segurança, que figuraram entre as principais atrações, junto à Banda Municipal. Na sequência, escolas municipais e conveniadas levaram para a avenida seus alunos e projetos pedagógicos desenvolvidos ao longo do ano, destacando os homenageados de 2025: os 203 anos da Independência do Brasil e o Clube Grêmio Náutico União.
Entre as apresentações, estiveram grupos de escoteiros com demonstrações de tirolesa, praticantes de esportes como artes marciais e ciclismo, além de entidades tradicionais, como Sesc Maturidade, Lions e Rotary Club. O Hospital São Vicente de Paulo, também homenageado, marcou presença no desfile, assim como equipes das secretarias municipais de Saúde, Assistência Social e Educação.
A Brigada Militar também marcou presença no desfile, representada por diferentes frentes de atuação do 8º Batalhão de Polícia Militar (8º BPM). Participaram do ato policiais do policiamento ostensivo, o mascote Daren, do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), integrantes do Canil Regional, do Comando Ambiental (Patram), além de alunos da Escola de Formação e Especialização de Soldados de Osório. A participação da corporação evidenciou a diversidade das ações operacionais, preventivas e de formação, reforçando a presença da instituição na rotina da comunidade e seu compromisso com a segurança pública.
De acordo com a organização, o evento transcorreu de forma tranquila e foi concluído em cerca de duas horas. O encerramento da programação da Semana da Pátria aconteceu neste domingo (7), às 18h, na Esplanada das Bandeiras, com a extinção do Fogo Simbólico e a formação da Chama Crioula, que deu início à Semana Farroupilha.












