O tradicional sonho açoriano de Santo Antônio da Patrulha foi oficialmente reconhecido como patrimônio cultural do Rio Grande do Sul. A sanção ocorreu na última quarta-feira (3), durante ato coletivo comandado pelo governador Eduardo Leite na 48ª Expointer.
O doce, conhecido por sua massa oca e sabor característico, é um símbolo da herança açoriana no Estado. Mais do que uma iguaria, o sonho representa uma tradição preservada na gastronomia e nos costumes da região, também famosa pela cachaça e pela rapadura.
Para o secretário do Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, a medida valoriza a história e a identidade do município. “Reconhecer o sonho de Santo Antônio da Patrulha como patrimônio cultural é garantir a preservação de um elemento que guarda em si a tradição açoriana, fortalecendo a cultura e impulsionando oportunidades para o turismo e os produtores locais”, afirmou.
O reconhecimento estimula ações de preservação e promoção turística, além de reforçar a importância da gastronomia como expressão cultural no Rio Grande do Sul.