O ex-prefeito de Tramandaí e Cidreira, Eloi Braz Sessim, morreu na manhã desta quinta-feira (28), aos 75 anos. Ele estava internado no Hospital de Tramandaí e enfrentava problemas de saúde, entre eles Mal de Parkinson e complicações cardíacas.
Natural de Tramandaí, Sessim nasceu em 2 de junho de 1950. Foi eleito prefeito do município em dois mandatos, entre 1979 e 1983 e novamente de 1986 a 1988. Mais tarde, em 1993, assumiu a prefeitura de Cidreira, cargo que ocupou até 1996.
Sua trajetória política foi marcada por grandes obras, como o ginásio municipal e a ponte que liga Tramandaí a Imbé. Em Cidreira, ficou conhecido pela construção do Estádio Municipal, popularmente chamado de Sessinzão, inaugurado em 1996 e que, ao longo dos anos, acabou se transformando em um espaço de uso esporádico e alvo de abandono.
Sessim também enfrentou polêmicas e processos judiciais relacionados à sua atuação como gestor público. Teve condenações por improbidade administrativa e desvio de recursos, além de ter a candidatura a deputado federal indeferida em 2022 pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul. Na última eleição municipal, tentou retornar à prefeitura de Cidreira pelo partido Avante, mas não foi eleito.
A Prefeitura de Tramandaí, bem como a de Cidreira, decretou luto oficial de três dias em homenagem ao ex-prefeito. O velório deve ocorrer na Câmara de Vereadores.
Sessim deixa três filhos, Andreá, Júnior e Daniela, frutos de seu casamento com Custódia Bergues.