O Coletivo de Economia Solidária da Horta Comunitária do bairro Figueirinha, em Xangri-lá, pode se tornar o primeiro empreendimento do município a obter o cadastro nacional de empreendimentos econômicos solidários (CADSOL). A solicitação foi oficialmente encaminhada em Brasília, durante a 4ª CONAES, realizada na quinta-feira, dia 15 de agosto.
O CADSOL é um instrumento do Governo Federal que reconhece formalmente empreendimentos de economia solidária, garantindo visibilidade institucional e acesso a políticas públicas voltadas para financiamento, capacitação e apoio técnico.
Agora, a documentação do Coletivo será analisada por um comitê responsável. Caso seja aprovada, o grupo se tornará o primeiro do município a integrar o CADSOL, um marco para o fortalecimento de práticas econômicas sustentáveis, inclusivas e comunitárias na região.
O Coletivo da Horta Comunitária do bairro Figueirinha atua com produção agroecológica, organização comunitária e geração de renda solidária, destacando-se também pelo protagonismo feminino em suas ações.