A abertura da Semana da Neurodiversidade e Inclusão de Osório reuniu grande público na noite de quarta-feira (20), no auditório da Unicnec. O evento é promovido pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e contou com a palestra da jornalista Isabel Ferrari, que compartilhou sua experiência como mãe atípica, destacando os desafios e aprendizados na criação do filho autista.
A programação de abertura também incluiu a apresentação musical da estudante Sofia Guckert de Souza, da Escola Municipal Osvaldo Amaral, acompanhada pelo pai, Misael Silveira de Souza. Outro destaque foi a exibição de um vídeo produzido por alunos da rede municipal, no qual estudantes atípicos relataram suas vivências no ambiente escolar.
A cerimônia contou com a presença de autoridades municipais, entre elas o prefeito Romildo Bolzan Júnior, o vice-prefeito Ed Moraes, o presidente da Câmara de Vereadores, Rossano Teixeira, a reitora da Unicnec, Ludinara Scheffel, o secretário municipal de Educação, Marcelo Reis, além de professores e comunidade escolar.
O evento segue até o dia 28 de agosto com atividades voltadas à conscientização, inclusão e valorização da neurodiversidade no município.
Clique aqui e confira a programação completa da Semana da Neurodiversidade e Inclusão
- 21 a 28/08 – Atividades nas escolas
- 23/08 (sábado) – Mostra Cultural, com exposição de obras de artistas neurodivergentes e espaço interativo para crianças e famílias, às 9h, na Praça Nossa Senhora da Conceição
- 27/08 (quarta-feira) – Contação de história e roda de conversa sobre o livro Óculos de Princesa, do escritor Delalves Costa, às 9h e às 14h, na Câmara de Vereadores
- 28/08 (quinta-feira) – 1º Encontro Regional de Gestores Municipais, com o tema Políticas Públicas para Neurodivergentes e Inclusão, às 14h, na Câmara de Vereadores; encerramento da semana às 17h; e palestra de encerramento com o Dr. Rudimar Riesgo, às 19h30min.







