A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) divulgou nesta quarta-feira (20) o edital do Concurso Vestibular 2026. Serão ofertadas 4.023 vagas em 97 cursos de graduação. As inscrições poderão ser feitas entre 25 de agosto e 22 de setembro, pelo site vestibular.ufrgs.br.
As provas estão marcadas para os dias 29 e 30 de novembro, em Porto Alegre, Bento Gonçalves, Canoas, Gravataí, Novo Hamburgo e Tramandaí.
No Campus Litoral Norte, localizado em Tramandaí, são oferecidas 107 vagas, distribuídas entre os cursos de Ciências Biológicas – Biologia Marinha (28), Educação do Campo – Ciências da Natureza (21), Engenharia de Gestão de Energia (14), Engenharia de Serviços (14), Geografia (14) e Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (70).
Novidades desta edição
O edital 2026 não apresenta alterações no número de cursos ou vagas em relação ao ano anterior, mas traz mudanças no processo de inscrição e na divulgação dos gabaritos. A partir deste ano, solicitações de atendimento especial, uso de nome social, horário diferenciado para candidatos sabatistas e correção cadastral deverão ser enviadas exclusivamente online, pelo Portal do Candidato. Antes, esses documentos precisavam ser entregues presencialmente ou pelos Correios.
Outra alteração está na divulgação dos gabaritos preliminares, que ocorrerá apenas em 1º de dezembro, após a aplicação de todas as provas. Até a edição passada, a divulgação era feita ao fim de cada dia de aplicação. O período para interposição de recursos ficará unificado entre 1º e 4 de dezembro.
Sistema de cotas
Metade das vagas será destinada a candidatos egressos do ensino público, com critérios adicionais de renda, raça e deficiência. Desde 2025, também há reserva para candidatos autodeclarados quilombolas. O limite de renda per capita adotado para parte das cotas é de até um salário mínimo nacional (R$ 1.518).
Provas
No primeiro dia de exame, 29 de novembro, serão aplicadas as provas de Língua Portuguesa, Literatura, História, Geografia e Matemática. No dia seguinte, 30 de novembro, os candidatos responderão às questões de Língua Estrangeira Moderna, Física, Química, Biologia e farão a Redação.
Os candidatos ao curso de Música (bacharelado e licenciatura) deverão realizar ainda a Prova de Habilitação Específica, com envio de materiais entre 30 de setembro e 3 de outubro.
Inscrições e taxa
A taxa de inscrição será de R$ 180. O pagamento poderá ser feito até 23 de setembro. Candidatos contemplados com isenção deverão se inscrever normalmente, sendo o benefício identificado automaticamente pelo sistema mediante CPF.
O Manual do Candidato, com orientações sobre comprovação de requisitos, modelos de declarações e conteúdos programáticos das provas, já está disponível no site oficial do Vestibular.