Trabalho prisional qualifica apenados e renova Parque de Exposições Assis Brasil

Foto: Rodrigo Borba/Ascom Polícia Penal

O Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, recebe um toque de cor antes da 48ª Expointer, que ocorrerá de 30 de agosto a 7 de setembro, graças a um curso de pintura predial voltado a apenados do Instituto Penal de Novo Hamburgo (IPNH). A iniciativa é promovida pela Polícia Penal em parceria com empresas do setor e integra ações de qualificação profissional e reintegração social.

Vinte e três detentos do regime semiaberto participam de 48 horas-aula distribuídas em dois turnos diários. Pela manhã, os participantes recebem instruções teóricas com foco em técnicas de pintura e orientações sobre carreira e geração de renda. À tarde, a prática ocorre diretamente no parque, com a pintura de muros e paredes, culminando na revitalização da tribuna de honra da pista central.

O curso, que segue até sábado (23), também prevê a entrega de certificados a todos os participantes, que deverão integrar um ato oficial de apresentação do parque ao governo do Estado. Segundo a organização, o trabalho não apenas contribui para a melhoria estética do espaço, mas também oferece aos apenados oportunidades de desenvolvimento profissional e de preparação para o retorno à sociedade.

A ação envolve a 1ª Delegacia Penitenciária Regional e as divisões de Educação e de Trabalho Prisional do Departamento de Tratamento Penal. O diretor de eventos do Parque Assis Brasil afirmou que a iniciativa ajuda a tornar o espaço mais agradável para o público visitante, reforçando a parceria entre o sistema prisional e a comunidade.

Redação TV Litoral

Redação TV Litoral

A Rede Litoral de Comunicação é um grupo de mídia multiplataforma do Litoral Norte do RS. Com atuação em TV, rádio, portal e redes sociais, levamos informação, conteúdo e entretenimento à comunidade, fortalecendo a comunicação local e impulsionando o desenvolvimento regional. Acompanhe através de @redelitoralrs.

Compartilhe :

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *