Tramandaí poderá receber novos serviços digitais como semáforos inteligentes, pontos de Wi-Fi gratuito e sensores de monitoramento ambiental e meteorológico. As iniciativas estão previstas na modelagem da Parceria Público-Privada (PPP) da iluminação pública, que vem sendo desenvolvida pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).
O município, ao lado de Alvorada, na Região Metropolitana de Porto Alegre, foi incluído no projeto que busca transformar cidades em ambientes mais conectados e seguros. Além da modernização da iluminação com lâmpadas de LED, a proposta envolve soluções de videomonitoramento, sistemas de gestão da mobilidade urbana, monitoramento da qualidade da água e do ar, geolocalização de equipamentos públicos e até a instalação de miniusinas fotovoltaicas.
Segundo o BRDE, Tramandaí e Alvorada somam juntas mais de 30 mil pontos de luminárias, que serão substituídos por tecnologia LED e conectados a um sistema de telegestão. A concessão também deve prever iluminação especial em prédios históricos, parques, quadras esportivas e áreas culturais.
O cronograma prevê a conclusão do diagnóstico e dos estudos de pré-viabilidade ainda em 2025. As audiências públicas e a análise dos editais pelo Tribunal de Contas do Estado devem ocorrer no primeiro semestre de 2026. A expectativa é de que o edital e o leilão sejam lançados até o fim do próximo ano.
Para a modelagem da PPP em Tramandaí, o BRDE contará com apoio técnico e jurídico do Consórcio Pontos de Luz, formado pelas empresas Houer e MViana Advogados.