A Câmara de Vereadores de Tramandaí sediou nesta sexta-feira (15) uma audiência pública da Comissão Externa da Câmara dos Deputados para discutir o aumento dos casos de feminicídio no Rio Grande do Sul.
A comissão foi criada após o feriado de Páscoa de 2025, quando o estado registrou 10 feminicídios. A iniciativa, proposta pela deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL) e apoiada por todas as deputadas federais gaúchas, tem como objetivo mapear a rede pública de proteção à mulher, identificar fragilidades e propor políticas públicas de prevenção e apoio.
Durante a abertura da audiência, Melchionna destacou o caso de feminicídio ocorrido em Imbé na tarde desta sexta-feira, em que uma mulher de 61 anos foi morta com um golpe de faca no pescoço pelo companheiro, de 81 anos. A deputada ressaltou que o estudo da comissão, que segue até novembro, subsidiará medidas de fortalecimento da rede de proteção, investimento em políticas públicas e incentivo à denúncia.
O litoral Norte do estado foi apontado como região com altos índices de violência contra a mulher, e a deputada chamou atenção para a ausência de uma delegacia especializada na região.
Participaram da audiência a deputada federal Maria do Rosário (PT), relatora da Comissão, o promotor de Justiça de Tramandaí, André Luiz Tarouco Pinto, vice-prefeitos, secretárias municipais da Mulher, vereadores, integrantes da Brigada Militar e da Polícia Civil, além de representantes da sociedade civil e da comunidade.







