O furto de cerca de 1,8 quilômetro de cabos da rede elétrica deixou quase quatro mil clientes sem energia na madrugada de quarta-feira (13) em Tramandaí, no Litoral Norte. O crime foi registrado como mais um caso dentro da série de furtos sistemáticos que afetam o fornecimento de energia em diversas cidades do Estado.
O Centro de Operações Integrado realizou manobras para restabelecer o fornecimento à maior parte dos consumidores ainda durante a madrugada. No entanto, cerca de 1,5 mil clientes permaneciam sem energia até o início da manhã, com equipes atuando para normalizar o serviço.
Tramandaí é o terceiro município mais impactado por este tipo de crime, atrás apenas de Porto Alegre e Rio Grande, com Capão da Canoa também entre os mais afetados. Para combater a prática, a CEEE Equatorial atua em conjunto com a polícia, registrando ocorrências e repassando informações sobre a venda ilegal de cobre, visando também coibir o crime de receptação.
De janeiro a agosto de 2025, foram realizadas 53 operações contra a receptação de materiais furtados da companhia, resultando na prisão de 37 pessoas. Nos seis primeiros meses do ano, a equipe de Segurança Patrimonial identificou 3.412 casos de furto de equipamentos da rede elétrica, ocorrências que afetam residências, comércios e serviços essenciais, como segurança, saúde e saneamento básico.
A concessionária orienta que qualquer movimentação suspeita seja denunciada pelo telefone 190, da Brigada Militar, ou pela Central de Atendimento no número 0800 721 2333.