O governo do Rio Grande do Sul autorizou, nesta quinta-feira (7), a implantação de uma ferrovia de passageiros ligando Porto Alegre a Gramado. O projeto, que será executado pela empresa SulTrens, prevê investimento de R$4,5 bilhões, totalmente custeado com recursos privados, e terá outorga válida por 99 anos.
Com 83 quilômetros de extensão, o traçado passará por 19 municípios e impactará diretamente outros três. A linha contará com 27 cruzamentos com rodovias, 15 pontes e viadutos — incluindo um viaduto ferroviário sobre a BR-290 — e nove túneis. A estação final será construída entre Gramado e Canela.
Os trens de passageiros terão capacidade para até 250 pessoas por viagem, com previsão de percurso em pouco mais de uma hora. A linha também poderá ser utilizada para transporte de cargas. A expectativa é de que a licença seja obtida até 2029, com início da operação em 2032.
Segundo o governo estadual, não haverá custo para os cofres públicos, incluindo as desapropriações, que ficarão sob responsabilidade da concessionária. A previsão é de geração de mais de 22 mil empregos diretos e indiretos durante as fases de implantação e operação.
Municípios no traçado: Porto Alegre, Canoas, Cachoeirinha, Gravataí, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Campo Bom, Dois Irmãos, Sapiranga, Araricá, Parobé, Taquara, Morro Reuter, Nova Hartz, Igrejinha, Picada Café, Santa Maria do Herval, Três Coroas, Gramado e Canela.





