Polícia Civil captura um dos principais foragidos do Rio Grande do Sul na Argentina

Foto: Divulgação/PCRS

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul, por meio da Delegacia de Polícia de Capturas do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Decap/Deic), prendeu na noite de 1º de agosto, na cidade de Buenos Aires, um dos principais foragidos do estado. A ação ocorreu em cooperação com a Polícia Federal e as polícias da Província de Córdoba e da cidade autônoma de Buenos Aires, na Argentina, durante a operação batizada de Obsessão.

O homem possui extensa ficha criminal, com antecedentes por tráfico de drogas, roubo e homicídios. Em outubro de 2022, foi beneficiado pelo uso de tornozeleira eletrônica, mas rompeu o dispositivo em fevereiro de 2023, passando a ser considerado foragido. Ele é apontado como uma das principais lideranças da maior organização criminosa do Rio Grande do Sul, originária da região do Vale dos Sinos.

Durante o período em que esteve foragido, as investigações indicaram que ele esteve escondido em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, onde teria formado aliança com a maior organização criminosa do Brasil, baseada em São Paulo.

A prisão foi resultado de um trabalho investigativo que durou mais de dois anos. Informações recentes apontavam que o suspeito estaria em Concórdia ou Buenos Aires, na Argentina. Equipes da Decap/Deic, coordenadas pelo delegado Gabriel Lourenço, iniciaram diligências em Concórdia e posteriormente seguiram para Buenos Aires, onde confirmaram sua localização em um apartamento. O foragido foi capturado ao sair do imóvel, sem oferecer resistência, e nenhum objeto ilícito foi encontrado com ele.

O diretor do Deic, delegado João Paulo de Abreu, ressaltou o esforço e a dedicação das equipes envolvidas na operação, destacando o orgulho da Polícia Civil gaúcha pela prisão emblemática. O delegado Gabriel Casanova, titular da Decap/Deic, enfatizou a importância do trabalho conjunto e resiliente no enfrentamento ao crime organizado. Para o delegado Gabriel Lourenço, coordenador da ação, a prisão representa um marco na cooperação internacional e no fortalecimento das estratégias de combate às redes criminosas que atuam além das fronteiras estaduais.

Redação TV Litoral

Redação TV Litoral

A Rede Litoral de Comunicação é um grupo de mídia multiplataforma do Litoral Norte do RS. Com atuação em TV, rádio, portal e redes sociais, levamos informação, conteúdo e entretenimento à comunidade, fortalecendo a comunicação local e impulsionando o desenvolvimento regional. Acompanhe através de @redelitoralrs.

Compartilhe :

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *