O Geoparque Mundial da UNESCO Caminhos dos Cânions do Sul realizou, na última quarta-feira (30), um evento em Praia Grande (SC) para marcar a conclusão de uma etapa importante de seu Programa de Artesanato. A cerimônia, realizada na sede da AFCEPRAG, celebrou a certificação da primeira turma de artesãos da Georrota Cânions do Sul, iniciativa vinculada à rota turística do território, e lançou oficialmente a segunda fase do projeto.
A ação é promovida pelo Consórcio Intermunicipal Caminhos dos Cânions do Sul, em parceria com o Sebrae, e integra as estratégias de desenvolvimento do turismo, do artesanato e da economia criativa da região. O evento reuniu artesãos, representantes públicos e membros da comunidade, em um dia voltado à valorização da produção artesanal local.
Durante a programação, os participantes da primeira turma receberam certificados em reconhecimento à sua capacitação, além de exibirem peças produzidas ao longo do processo. O encontro também apresentou o conteúdo da próxima fase do programa e incluiu uma palestra com foco na identidade cultural do artesanato.
O catálogo com as coleções desenvolvidas pelos artesãos já está disponível para acesso público no site oficial do Geoparque.
A nova fase do projeto, intitulada Turma 2-2025, está com inscrições abertas até o dia 3 de agosto e oferece 15 vagas para artesãos dos sete municípios que compõem o Geoparque. A seleção é aberta a profissionais da área, com ou sem vínculo prévio com o Grupo de Trabalho do Artesanato. O formulário para participação pode ser acessado clicando aqui.
A iniciativa integra o Projeto de Desenvolvimento Turístico do Geoparque, que busca promover o território como destino sustentável, apostando na valorização dos saberes e produtos locais como diferenciais culturais e econômicos.

