Laudo viabiliza novo uso para estádio Sessinzão

Foto: Matheus Bruxel/Agência RBS

Um novo capítulo pode estar se desenhando para o Estádio Municipal de Cidreira, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Abandonado há 18 anos, o espaço — conhecido como Sessinzão — foi avaliado por um laudo técnico que indica a possibilidade de reaproveitamento da estrutura. O documento, contratado pela prefeitura, reforça a proposta da Federação Gaúcha de Automobilismo (FGA) de transformar o local em um autódromo com pista oval.

Com cerca de 60 páginas, o laudo apresentou resultados positivos nos testes de carga e resistência, apontando que a estrutura ainda pode ser utilizada. A partir desse parecer, técnicos vinculados à FGA e ao Clube Rally de Porto Alegre iniciaram o detalhamento do projeto, sob coordenação do arquiteto e urbanista Fernando Bitencurt. A proposta prevê uma recuperação completa do estádio e a adaptação do espaço para receber competições automobilísticas, como etapas da Nascar Brasil. Também está sendo analisada a construção de uma pista de kart no centro do campo.

A estimativa inicial é de que o investimento necessário para a recuperação do imóvel chegue a R$ 1 milhão. A intenção é buscar recursos junto aos governos estadual e federal. Caso haja viabilidade financeira, a prefeitura deve encaminhar estudos para conceder o espaço à FGA.

Inaugurado em 1996, o Sessinzão teve seu auge entre o final dos anos 1990 e início dos anos 2000. Em 2007, foi palco da abertura do Campeonato Gaúcho. Contudo, a ausência de jogos oficiais com regularidade e a falta de interesse de grandes clubes, como Grêmio e Internacional, resultaram no abandono do local. Em 2010, o estádio foi interditado por problemas estruturais apontados pelo Ministério Público Estadual.

Ao longo dos anos, a administração municipal tentou diferentes soluções para o espaço. Em 2013, o imóvel chegou a ser anunciado para venda por US$ 1 milhão e, no mesmo ano, a prefeitura avaliou a possibilidade de ceder parte do estádio para uso industrial. Nenhuma das alternativas teve sucesso.

Com a retomada das discussões e a perspectiva de transformação em autódromo, o estádio pode voltar a movimentar a economia local e reforçar a vocação esportiva de Cidreira, que já atrai praticantes de esportes radicais como o rali, o jipe e as atividades náuticas, impulsionadas pelos Lençóis Cidreirenses e pelas lagoas da região.

Foto: Fernando Bitencurt/Divulgação
Redação TV Litoral

Redação TV Litoral

A Rede Litoral de Comunicação é um grupo de mídia multiplataforma do Litoral Norte do RS. Com atuação em TV, rádio, portal e redes sociais, levamos informação, conteúdo e entretenimento à comunidade, fortalecendo a comunicação local e impulsionando o desenvolvimento regional. Acompanhe através de @redelitoralrs.

Compartilhe :

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *