Nordeste concentra as cidades mais violentas do Brasil, aponta Anuário de Segurança Pública

Foto: Ronaldo Bernardi / Agencia RBS

As dez cidades mais violentas do Brasil estão todas localizadas na região Nordeste, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2025, divulgado nesta quinta-feira (24). O levantamento mostra que cinco dos municípios com maiores índices de violência letal estão na Bahia, três no Ceará e dois em Pernambuco.

As Mortes Violentas Intencionais (MVIs) registradas nas cidades listadas estão majoritariamente ligadas ao crime organizado, com disputas entre facções por pontos de tráfico sendo apontadas como uma das principais causas.

O estudo revela ainda que 73% das vítimas foram mortas por armas de fogo. A maioria dos mortos são jovens, negros, homens e moradores de periferias. Em municípios como Jequié (BA) e Simões Filho (BA), o envolvimento de agentes policiais nas mortes é significativo — chegando a 33% e 25%, respectivamente. Já no Ceará, a participação policial nas mortes é menor: em Caucaia, apenas 3% das MVIs envolveram policiais, e em Maranguape, 2%.

Confira o ranking das cidades mais violentas do Brasil em 2025:

  1. Maranguape (CE)
  2. Jequié (BA)
  3. Juazeiro (BA)
  4. Camaçari (BA)
  5. Cabo de Santo Agostinho (PE)
  6. São Lourenço da Mata (PE)
  7. Simões Filho (BA)
  8. Caucaia (CE)
  9. Maracanaú (CE)
  10. Feira de Santana (BA)

O relatório também destaca o crescimento dos estelionatos e o aumento da violência contra mulheres e pessoas LGBTQIAPN+, apontando para mudanças no perfil da criminalidade brasileira.

Redação TV Litoral

Redação TV Litoral

A Rede Litoral de Comunicação é um grupo de mídia multiplataforma do Litoral Norte do RS. Com atuação em TV, rádio, portal e redes sociais, levamos informação, conteúdo e entretenimento à comunidade, fortalecendo a comunicação local e impulsionando o desenvolvimento regional. Acompanhe através de @redelitoralrs.

Compartilhe :

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *