O governo do Rio Grande do Sul lançou um sistema pioneiro no Brasil que promete facilitar a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Com o “Identidade Fácil”, a maior parte do processo pode ser feita pela internet, reduzindo a etapa presencial ao mínimo necessário.
O serviço está disponível desde quinta-feira (24) pelo site identidadefacil.rs.gov.br e também por meio do aplicativo para iOS — em breve, a versão para Android será lançada. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Instituto-Geral de Perícias (IGP-RS) e a Procergs.
Como funciona
Cidadãos que já possuem documento de identidade emitido no estado poderão solicitar a nova CIN preenchendo os dados online e enviando uma cópia digital da certidão de nascimento ou casamento com matrícula. A etapa presencial será necessária apenas para coleta de digitais e fotografia, que deverão ser feitas mediante agendamento prévio pela própria plataforma.
Vantagens
O sistema promete redução do tempo de espera, aumento na capacidade de atendimento, desburocratização do processo e menos filas nos postos físicos.
O diretor-geral do IGP, Paulo Barragan, destacou que “a digitalização otimiza os processos e amplia o fluxo de emissões do novo documento”. Ele ressalta que ajustes técnicos podem ser feitos nas primeiras semanas de operação.
Documentos exigidos
- Solteiros: certidão de nascimento com matrícula
- Casados ou viúvos: certidão de casamento
- Separados ou divorciados: certidão de casamento com averbação
Para utilizar o “Identidade Fácil”, é necessário ter conta ativa no portal gov.br. O agendamento da etapa presencial também será feito pela plataforma. Quem não atender aos critérios do sistema digital, ainda poderá optar pelo modelo tradicional de solicitação.




