Falta de médicos impede funcionamento de novos leitos pediátricos em Canoas

Foto: Lisielle Zanchettin / Agencia RBS

Os 10 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica abertos nesta semana no Hospital Universitário de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, estão temporariamente sem funcionar devido à ausência de médicos intensivistas para compor as escalas de plantão. A situação foi constatada na noite desta quarta-feira (23) pelo Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), durante uma vistoria técnica na unidade hospitalar.

Segundo o Simers, a ausência de profissionais resultou em uma situação crítica: uma médica precisou trabalhar por 36 horas ininterruptas para garantir a assistência a uma criança que necessitava de suporte ventilatório. A paciente foi transferida para outra UTI somente após o esgotamento da equipe médica. O caso será reportado ao Conselho Regional de Medicina do Estado (Cremers) para análise.

Os leitos foram inaugurados oficialmente na última segunda-feira (21), como parte da Operação Inverno Gaúcho, do governo estadual, que prevê o custeio das vagas por um período de 90 dias. Além das UTIs pediátricas, também foram criados oito leitos de suporte respiratório na chamada Clínica da Criança, reaberta na mesma data.

O Hospital Universitário de Canoas é gerido pela Associação Saúde em Movimento (ASM). A organização informou estar em tratativas com uma empresa médica para assumir os atendimentos, com previsão de assinatura de contrato ainda nesta quinta-feira (24).

A Prefeitura de Canoas, por sua vez, declarou ter notificado a entidade gestora e afirmou que está tomando providências para assegurar o atendimento aos pacientes da cidade e aos que são encaminhados via regulação estadual.

Redação TV Litoral

Redação TV Litoral

A Rede Litoral de Comunicação é um grupo de mídia multiplataforma do Litoral Norte do RS. Com atuação em TV, rádio, portal e redes sociais, levamos informação, conteúdo e entretenimento à comunidade, fortalecendo a comunicação local e impulsionando o desenvolvimento regional. Acompanhe através de @redelitoralrs.

Compartilhe :

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *