O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), em Osório, completou 100 anos de fundação neste sábado (19). Para marcar a data, foi realizado um café comemorativo no auditório da instituição, reunindo autoridades municipais, estaduais e representantes da comunidade, na última sexta-feira (18).
Fundado em 1925, o HSVP é referência em saúde para diversos municípios da região. Além de Osório, atende Capivari do Sul, Palmares do Sul, Tavares e Mostardas na área clínica, e é referência em cirurgia e obstetrícia para Caraá e Santo Antônio da Patrulha. Atualmente, o hospital realiza uma média de 4,2 mil atendimentos por mês, somando mais de 50 mil apenas em 2024.
Durante a solenidade, o vice-prefeito de Osório, Ed Moraes, ressaltou a relevância do hospital para o município e região, destacando os investimentos realizados e a intenção de ampliar as especialidades oferecidas pela instituição. A cerimônia contou ainda com a presença da secretária adjunta de Saúde do Estado, Ana Costa, da interventora Ane Nantal, do diretor técnico Ubiratan Andrade Silva e outras autoridades locais.
Sob intervenção do Estado desde 2022, por determinação judicial, o hospital é mantido pela Associação São Vicente de Paulo e presta atendimentos pelo SUS, convênios e particular, incluindo urgência, emergência, exames, internações e cirurgias de pequeno e médio porte.
O centenário do HSVP reforça seu papel essencial na história da saúde pública do Litoral Norte gaúcho e simboliza um legado de cuidado e compromisso com a vida.


