Um caso de maus-tratos contra um cavalo mobilizou a Brigada Militar na tarde de segunda-feira (14), em Tramandaí, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. O animal, visivelmente debilitado, caiu em plena Avenida Flores da Cunha, no Centro da cidade, enquanto puxava uma carroça carregada com sucata metálica.
Populares acionaram a polícia após presenciarem a queda do cavalo, que apresentava magreza extrema, lesões e sinais claros de exaustão. De acordo com a Brigada Militar, agentes da 3ª Companhia do 2º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPAT) encontraram o animal ainda no chão, sem condições de se levantar.
O responsável pela carroça alegou ter adquirido o cavalo há apenas três dias e afirmou não ter ração para alimentá-lo. Diante da situação, os policiais registraram a ocorrência como crime de maus-tratos, previsto na legislação com pena de três meses a um ano de detenção, além de multa.
O cavalo foi encaminhado para atendimento veterinário e, segundo informações divulgadas nesta terça-feira (15), já apresenta sinais de recuperação.