Após mais de 14 horas de buscas, o pescador Lauro Lopes da Silva, de 67 anos, conhecido como Pingo, foi localizado no início da tarde desta segunda-feira (14) na Lagoa dos Patos, em Tavares. Ele estava desaparecido desde a noite anterior, quando sua canoa ficou à deriva durante a instalação de redes de pesca.
O resgate foi realizado por um helicóptero do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS), por volta das 13h30, nas proximidades da Vila dos Pescadores. Apesar do tempo exposto ao frio e da longa espera, o pescador foi encontrado consciente, mas com sinais de hipotermia. Ele recebeu os primeiros atendimentos em uma ambulância e foi encaminhado para avaliação médica.
As buscas mobilizaram diversas frentes das forças de segurança. A Brigada Militar (BM) iniciou os esforços ainda na noite de domingo (13), após ser acionada pela esposa da vítima, por volta das 21h20. Em contato por telefone, o pescador relatou ter se perdido em meio ao nevoeiro, após o cabo de ancoragem da embarcação arrebentar. Ele estava desorientado e sem saber em que direção seguir.
Durante a madrugada, policiais do 8º BPM utilizaram sinais luminosos, sonoros e fogos de artifício na tentativa de orientar o pescador. No entanto, pouco depois, o contato com ele foi perdido devido à descarga da bateria do celular.
Na manhã de segunda, as buscas foram intensificadas com o apoio de equipes dos bombeiros de São José do Norte, do Batalhão de Aviação e do Batalhão Ambiental da BM, além da Marinha do Brasil. Também houve mobilização de pescadores da região, que auxiliaram nas buscas durante a madrugada.

