A partir desta terça-feira, 15 de julho, os gaúchos poderão participar da etapa inicial da Consulta Popular 2025, enviando sugestões de projetos e ações que poderão ser incluídas no orçamento do governo do Estado no próximo ano. O prazo para o envio de propostas vai até o dia 10 de agosto, de forma totalmente digital, por meio do Portal da Consulta Popular.
A iniciativa é promovida pelo governo estadual em parceria com o Fórum dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) e visa fortalecer o diálogo entre o poder público e a sociedade civil. Cidadãos de todas as regiões podem contribuir com ideias voltadas ao desenvolvimento regional, melhoria de serviços públicos e investimentos em diversas áreas.
As propostas serão avaliadas tecnicamente e, na sequência, discutidas nas assembleias regionais organizadas pelos Coredes. As sugestões selecionadas serão levadas para votação popular, prevista para acontecer em outubro.
No ano passado, a Consulta Popular teve aumento de 31% na participação em relação a 2023, com mais de 1.100 propostas registradas em todo o Rio Grande do Sul. Para 2025, o orçamento destinado à execução dos projetos mais votados será de R$ 60 milhões.
Instituída em 1998, a Consulta Popular é coordenada pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG)e representa um dos principais mecanismos de democracia participativa do Estado, possibilitando que a população defina, de forma direta, prioridades para sua região.




