Brasil retoma produção nacional de insulina para abastecer o SUS

FOTO: RICARDO STUCKERT / PR

O Ministério da Saúde recebeu, na sexta-feira (11), o primeiro lote de insulinas fabricadas por meio do programa Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDP), marcando a retomada da produção 100% nacional do medicamento essencial no tratamento da diabetes. A entrega ocorreu na fábrica da Biomm, em Nova Lima (MG), com a chegada de 207.385 unidades — sendo 67.317 frascos de insulina regular e 140.068 de insulina NPH.

A produção nacional foi viabilizada por uma parceria entre a farmacêutica indiana Wockhardt, a empresa brasileira Biomm e o laboratório público Fundação Ezequiel Dias (Funed), com transferência de tecnologia. A iniciativa integra a Estratégia Nacional para o Desenvolvimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde e conta com um investimento de R$ 142 milhões.

O Brasil, que há mais de duas décadas não produzia insulina humana, prevê fabricar 50% da demanda do SUS para as insulinas NPH e regular a partir da conclusão da transferência tecnológica. A expectativa é beneficiar cerca de 350 mil pessoas com diabetes e garantir a entrega de 8,01 milhões de unidades entre frascos e canetas até 2026.

A nacionalização da produção representa um avanço estratégico para garantir estabilidade no fornecimento do medicamento e soberania sanitária, reduzindo a dependência de importações e fortalecendo o SUS. Após a transferência completa da tecnologia, a fabricação será feita integralmente em território nacional, com a Funed e a Biomm habilitadas a produzir o insumo farmacêutico ativo e o produto acabado.

Além de garantir o abastecimento da rede pública, a iniciativa fortalece a indústria farmacêutica nacional e reforça a atuação do SUS, que oferece acompanhamento completo às pessoas com diabetes, desde o diagnóstico até o tratamento com insulinas humanas e análogas, medicamentos orais e injetáveis.

Compartilhe :

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *